PROGRAMA JOVENS URBANOS 2016

EXPOSIÇÃO COLETIVA

(por Tatit Brandão - professora de fotografia)

A partir de uma experimentação realizada através do Programa Jovens Urbanos, em agosto de 2016, jovens do bairro da Cidade Tiradentes produziram imagens utilizando exclusivamente câmeras de aparelhos celulares. O resultado, as belíssimas fotografias aqui piublicadas, comprova que independente da qualidade do dispositivo de captação de imagem, a fotografia “bonita” ou “criativa” acontece antes mesmo do registro da imagem congelada.

 

Fotografia é exercitar o olhar nos recortes, ângulos, planos, é utilizar na prática regras e técnicas favorecendo a potência da narrativa e/ou da poesia imagética. Fotografia é o exercício do olhar. Fotografia não é somente olhar, e sim olhar e ver.

 

Esta galeria, que conta com retratos e mais três temas diferentes elencados pelos próprios jovens, é somente uma breve demonstração do riquíssimo material produzido em apenas oito encontros e que eu, enquanto facilitadora de conteúdo, tive o grande privilégio de presenciar.

Além da plataforma virtual, que foi criada na intenção de que fique permanente na forma online, a exposição física pôde ser conferida nos espaços do Instituto Cultural Pombas Urbanas e no CEU Inácio Monteiro, ambos no extremo leste da cidade de São Paulo.