RETRATO DE CRIANÇA  

Projeto de aulas de fotografia de retrato para crianças de 7 a 12 anos de idade do Programa Curumim e do curso livre de Mini-Lab para crianças a partir de 6 anos de idade, no SESC Carmo. Os cursos tiveram duração de 3 meses e foram desenvolvidos e executados pela artista e educadora Tatit Brandão com assistência da artista visual e arte-educadora Priscila Tâmara.

EXPOSIÇÃO RETRATO DE CRIANÇA

 

Resultado da vivência de fotografia, a partir de aulas ministradas durante os meses de outubro, novembro e dezembro pela artista e educadora Tatit Brandão, com assistência da arte-educadora Priscila Tâmara, a exposição foi composta de retratos feitos pelas próprias crianças que frequentam, no período da manhã, o ETA - Espaço Tecnologias e Artes, do SESC Carmo.

 

Para despertar o interesse na produção fotográfica foram feitas apresentações e provocações sobre o que é fotografia, o que é retrato, quem é a/o amiga/o que vamos fotografar, o que observar e qual o recorte é possível fazer no registro da imagem. As aulas contaram com jogos lúdicos, atividades manuais e noções básicas de técnicas de fotografia como luz, enquadramento e composição fotográfica.

 

O curso aconteceu durante os meses de outubro e novembro e incluiu a experiência de se montar um mini estúdio fotográfico com luz e fundo infinito, fotografando com o uso exclusivo de câmera de aparelho celular para a captação das imagens.

 

Durante o mês de dezembro, a exposição ilustrou o corredor de entrada do espaço tão conhecido pelas crianças aqui retratadas: as inscritas no projeto Mini Lab e também as que fazem parte do Programa Curumim.